quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

TOM WAITS RIDES AGAIN

Há algum tempo, escrevi aqui sobre um lindo e maravilhoso fracasso de público e crítica. O filme "One From the Heart", do Coppola.
Nesse texto, falo muito da trilha do filme, composta e cantada por Tom Waits. Essas canções me impressionaram demais na época e lá eu explico porquê.
Agora, leio em Piauí um artigo contundente sobre o compositor, escrito por Simon Schama, professor da Universidade de Columbia. No artigo, Schama esmiuça em letras, e em detalhes, tudo o que senti apenas ouvindo a voz rouca de Waits naquelas canções. Era tudo o que queria dizer sobre ele e não sabia como.
Simon Schama sintetiza Waits, numa frase memorável: "As ruínas rascantes da voz de Tom Waits nos levam aos recantos mais escondidos da psique americana".
Isso é lindo mas o artigo inteiro precisa ser lido.
Se quiser fazer isso, clique aqui.

Aí em baixo, duas das melhores canções do filme.
Haja fossa!




3 comentários:

Carlinha Salgueiro disse...

Paulo querido, parece que a blogosfera resolveu falar sobre filmes. Estou atrasada neste quesito, tão atrasada que nem os DVD's de filmes "antigos" que comprei tive paciência em assistir.
A cama, os livros, a internet têm sido mais atraentes para mim...
Em todo o caso, peguei um emprestado e preciso devolver, com certeza assistirei obrigada este final de semana: "O fábuloso destino de Amélie Poulain".
Enfim, dei uma lida no link do post sobre este filme que você fala e fiquei com vontade de ver, tenho uma queda por sentimentalismo forçado, barato, kitch... Será isto que encontrarei ao assistir?
Beijo bem grande e ótimo final de semana!

Gabi disse...

Amore mio, as musicas são deprê mesmo, mas eu adorooooo !
Filme do Coppola, pra mim, é sempre sinônimo de qualidade, desde pirralha eu era apaixonada por filmes como 'Peggy Sue got married' e 'New York Stories' (com aquela musica do Procol Harum na trilha, então ...).
Preciso dizer que apos ler seu post, me deu vontade de ver 'One frrom the heart'.
Vou providenciar !
Adorei os recadinhos carinhosos pra Florinha la no blog ! ;-)
Você é SEMPRE super gentil.
Beijo !

Andréa disse...

Muito interessante mesmo. O Schama eh super conceituado aqui na Columbia. E dizem que eh durissimo tirar um A com ele.